top of page

Arte: sinônimo de liberdade de expressão

A comunicação surgiu da necessidade do ser humano de interagir com o mundo e entre si, permitindo adquirir conhecimentos e a troca de ideias. Assim, a arte é uma manifestação humana que começou a se desenvolver desde a Antiguidade.

Assim como a comunicação, a arte busca desenvolver a criatividade humana e o anseio de se expressar, tendo a preocupação com os impactos das expressões artísticas na sociedade. Ambas sofrem com a censura social, e lutam pelo direito de se manifestar de diversas formas.

Na manhã desta quinta-feira (24), a oficina de teatro, “Eu: Corpo em Desencaixe”, ministrada pelo estudante de Artes Dramáticas, Kennedy Pinho, apresentou temas como a consciência, inteligência e expressão corporal, aliando a liberdade de expressão a linguagem artística.

Para Kennedy Pinho, a censura é subjetiva, fala mais de quem a pratica do que do ato em si censurado. “A questão da censura é política, mas também é uma censura muito pessoal. A gente se censura a todo momento. Eu acho que quando a gente começar a gritar e dar voz, tipo assim: 'sou eu enquanto corpo e eu tomo posse de mim, então eu não vou aceitar a censura mesmo que o outro queira. Eu dentro do meu espaço sou livre”. Comenta o artista.

Através da arte, é possível posicionar-se no mundo com liberdade de expressão para representar o modo de pensar e sentir. Nesse contexto, a arte surge como um mecanismo de reação, conta Kennedy. “Quando a gente fala de corpo, o corpo já possui a sua própria voz e isso já vem relacionado às emoções e a expressão corporal. Isso já ajuda a gente a se colocar melhor, a expressar a emoção melhor, tanto pra saber lidar com as próprias emoções, quanto com relação ao espaço que vivemos”. Explica Kennedy Pinho.

Comments


    AGECOM - Agência de Comunicação JR. - 2022

    bottom of page