top of page

Com o surgimento das plataformas, pesquisas sugerem que espectadores preferem o cinema ao streaming

Artigo publicado em 14/06/2022 às 17h41

Weslany Rafaela Alves Portela Freitas


Antigamente, precisávamos esperar meses ou anos para um filme recém-lançado no Cinema chegar a TV, mas com o impulso da pandemia do covid-19 em 2020 que resultou no fechamento de salas de Cinema em todo o mundo, hoje temos o streaming, que consegue que um novo filme tenha sua estreia diretamente nas plataformas.


Diversas plataformas foram lançadas e alteraram a dinâmica de consumo de filmes e séries em todo o globo. Como foi o caso do filme Coda (No Ritmo do Coração) que fez história em 2022, como o primeiro filme lançado em streaming que venceu a categoria de melhor filme do Oscar. O longa produzido e distribuído por um serviço de streaming (Apple TV+ nos EUA, Prime Vídeo no Brasil) a ganhar a principal estatueta da noite.


Entretanto, em uma pesquisa feita pela Fandangos, empresa americana de ingressos de cinema, foi indicado que os espectadores acreditam que os filmes do cinema possuem maior qualidade de exibiçãoe melhor experiênciaquando comparados aos que são lançados nas plataformas de streamings. Cerca de 93% dos entrevistados planejam ver diferentes gêneros de filmes em 2022.O resultado da pesquisa mostrou que a indústria cinematográfica, que passou por maus bocados durante a pandemia pode ter uma recuperação financeira, pelos diversos e esperados lançamentos deste ano.


Outros dados da pesquisaque questionou 6 mil pessoas constataram que 88% vão ver um filme com base em quão boas são as críticas; 90% vão assistir suas celebridades favoritas; 90% querem se manter atualizados com suas franquias de filmes favoritas; 95% vão aos cinemas para assistir seus gêneros favoritos; 91% vão ao cinema com base em recomendações de amigos e familiares e 93% escolhem filmes assistindo a trailers. Fatores esses que influenciam os espectadores a irem aos cinemas.


Quanto à experiência geral nos cinemas, 85% afirmaram que os formatos IMAX e Dolby tornaram a exibição cinematográfica mais agradável.Em outra pesquisa, dessa vez feita pela Cultura nas Capitais, é mostrado que em 12 capitais do Brasil, ir ao Cinema é uma das atividades mais frequentadas, aonde a maioria vai com crianças ou com parceiro. Em todas as 12 capitais também, mais da metade foi ao cinema nos últimos 12 meses e o principal motivo atraído pelo público é diversão, assim como assistir a um lançamento, passar tempo, estar em família, levar crianças etc.



12 visualizações0 comentário
bottom of page