Jornalismo na era digital é tema de bate-papo para acadêmicos de jornalismo
- AGECOM Jr.
- 24 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Nesta quinta-feira (14), foi realizado o bate-papo “Jornalismo na Era Digital: os desafios no combate às desinformações”, com a participação do jornalista e assessor político, Allisson Paixão, e da jornalista, Marta Alencar.

A atividade, desenvolvida pelos graduandos do 8º período do curso de jornalismo, teve como objetivo conscientizar os futuros jornalistas sobre a importância da checagem e averiguação das informações coletadas, estimulando a procura por ferramentas e técnicas para confrontamento de informações para evitar falhas nas coberturas e erros na publicação de uma notícias no jornalismo digital.
Os convidados deram dicas e conselhos de como funciona o processo teórico e prático na rotina de trabalho na era do jornalismo da internet, alertando para a importância da responsabilidade e ética na função primordial desta área da comunicação social: que é noticiar a verdade para a sociedade.
Segundo o jornalista Allisson Paixão, a publicação de notícias falsas prejudica o trabalho desenvolvidos por outros jornalistas. “Atualmente nosso grupo sofre com muita desvalorização do seu trabalho, pois existem muitas inverdades que são levadas para a mídia, por causa da omissão e negligência de jornalistas que não se preocupam em pesquisar a veracidade dos dados e informações obtidas”, explica o jornalista.

Para a jornalista Marta Alencar, a internet facilita o acesso à informação, mas acompanha desafios na etapa de apuração. “A era do jornalismo digital vem aumentando o acesso às notícias, mas também vêm dificultando o processo de verificação das mesmas. O nosso meio sofre com muita competitividade entre os próprios comunicadores, além da inundação das notícias falsas e infundadas, ou seja, as famosas fake news, que estão denegrindo a imagem e honra da classe jornalística", comenta a jornalista.
O aluno do 8º período do curso de jornalismo, Ythanandyê Wíthi, fala que o bate-papo agrega conhecimento para a divulgação de informações corretas ao público. “Esse bate-papo serviu para agregar conhecimento em relação a veracidade dos fatos, sempre em primeiro lugar questionar, e buscar todas às possibilidades de obtenção das informações para transmitir com seriedade e competência os acontecimentos para o público ficar bem informado", disse o acadêmico.
Comments