top of page

Egressos da Faculdade Estácio Teresina participam de evento sobre Jornalismo e sobre Publicidade

Produção: Ivanna Paz e Valdi Júnior; Reportagem: Ivanna Paz e Valdi Júnior; Edição: Thaiany Soares


Nesta quarta-feira (23), a Agecom, Agência de Comunicação Júnior da Faculdade Estácio Teresina, e a Inove, Agência Júnior do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio Teresina, promoveram duas palestras, para falar sobre “A nova onda do Jornalismo” e sobre “A nova onda da Publicidade”. O evento, que foi realizado pelo aplicativo de videoconferência Microsoft Teams, teve dois direcionamentos, com uma palestra voltada aos estudantes de Jornalismo, que foi mediada pelo professor Thiago Ramos, e com outra, aos acadêmicos de Publicidade e Propaganda, que foi mediada pela professora Letícia Aguiar.


A coordenadora dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio Teresina, Arabela Eulálio, participou da abertura da palestra aos alunos de Jornalismo e destacou a importância da colaboração dos professores de Comunicação em tais programações e comentou sobre o retorno das atividades das agências júnior da instituição, que estão funcionando remotamente. No início do bate-papo com os estudantes de Publicidade e Propaganda, Arabela Eulálio ofereceu um conselho: “O que adianta você sonhar se você não fez nada para realizar esse sonho? Você precisa ter objetivos, metas e estratégias para alcançar o que deseja”.


O evento direcionado aos acadêmicos de Jornalismo contou com a participação de Waldelúcio Barbosa, jornalista e repórter do Portal Meio Norte, editor do Jornal Meio Norte, apresentador de programas na TV Jornal e Informe da Rede Meio Norte, e de Nayara Nadja, jornalista e produtora do Jornal da Clube, da Rádio FM Clube, e do Jornal Piauí TV 1, da TV Clube. Os profissionais discutiram sobre as novas tendências do “mundo on-line”, que afetam comunicadores e áreas afins, e o debate ainda levantou pontos positivos e negativos das grandes mudanças que o Jornalismo vem sofrendo durante a pandemia, por exemplo.


No bate-papo, Nayara Nadja pontuou que em uma sociedade com mais acesso à informação, as fake news têm sido os maiores entraves enfrentados pelos jornalistas. “As fake news estão cada vez mais bem feitas e nos dão cada vez mais trabalho para desfazê-las, fora a rapidez que as mesmas ganham circulação”, comentou a profissional.


Waldelúcio Barbosa falou sobre a importância de ler e de entender sobre diversas áreas e, com isso, ampliar o repertório de conhecimentos e ter mais facilidade no desenvolvimento e na produção de conteúdos jornalísticos neste novo momento da Comunicação. “Os professores sempre destacam a importância da leitura, ler sobre tudo, e não é um exagero, [...] você não sabe onde vai executar uma pauta, e as notícias acontecem a todo momento, e você como estudante e profissional de jornalismo, vai se destacar dentro do mercado de trabalho quando tem esse repertório”, frisou o convidado.

A jornalista Nayara Nadja, o professor Thiago Ramos e o jornalista Waldelúcio Barbosa na palestra aos acadêmicos de Jornalismo

A palestra aos estudantes de Publicidade e Propaganda foi marcada pela participação dos ex-alunos e antigos integrantes da Inove Ítalo Lima, graduado em Publicidade e Propaganda, especialista em Comunicação e Marketing Digital, redator publicitário na Agência Phocus, e Yann Rocha, também graduado em Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Redes e Mídias Sociais, fundador da Santui Gestão Digital. Os profissionais contaram um pouco das experiências como acadêmicos e também no mercado de trabalho, compartilharam dicas e vivências com os estudantes e destacaram a importância da Inove para a vida acadêmica deles.


Ao ser questionado sobre a “nova onda da Comunicação” e sobre o mercado de trabalho atual, Ítalo Lima afirmou que hoje a Comunicação é mais necessária do que nunca, principalmente por conta da pandemia do novo coronavírus. Ele também alertou para os cuidados com as redes sociais, para a sobrecarga das demandas do mundo on-line e como isso pode atrapalhar a rotina. Segundo o publicitário, os profissionais precisam saber separar o tempo para o trabalho do tempo para a vida pessoal.


Ítalo Lima ainda comentou sobre a necessidade de os alunos criarem uma marca pessoal, para que se destaquem como profissionais e alcancem o sucesso na área almejada. “É muito importante que nós como estudantes tenhamos a nossa própria identidade, nossa definição, e isso me ajudou bastante a chegar aonde cheguei”, pontuou o publicitário.


Letícia Aguiar, professora de Publicidade e Propaganda, frisou sobre a importância de a pessoa ser feliz na área de profissão pois isso influencia no sucesso. “É muito importante construir a carreira de acordo com a forma que vocês ficam felizes para ter sucesso na vida, no trabalho e ser feliz na sua profissão. Tem haver com você respeitar como você se sente em relação à sua profissão”, comenta.


O publicitário Yann Rocha, a professora Letícia Aguiar e o publicitário Ítalo Lima na palestra aos alunos de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio Teresina

No bate-papo com os jornalistas, os estudantes participaram ativamente do debate, interagindo com os profissionais, que também já foram alunos da Faculdade, e aprenderam mais sobre a realidade do mercado de Jornalismo.

Para a estudante do 4° período de Jornalismo, Weslany Portela, o que mais chamou a atenção no evento sobre “A nova onda do Jornalismo” foram os comentários sobre as mudanças nas rotinas de trabalho dos jornalistas durante a pandemia. “Toda palestra dentro do Jornalismo é sensacional, porque aprendemos mais ainda e principalmente com quem entende do assunto e ontem não foi diferente. Os destaques que o Waldelúcio e a Nayara relataram sobre as mudanças no trabalho de cada durante a pandemia foi impressionante, inclusive o da jornalista da TV Clube, que falou uma frase importante e que me chamou atenção, quando ela diz que o Jornalismo evoluiu cinco anos desde o início da pandemia, porque essas novas mídias estão de expandindo e o jornalista ganha cada vez mais espaço’’, destacou a estudante.

Mariana Alves, aluna do 6° período de Jornalismo, pontuou que o bate-papo acrescentou muito à graduação dela e declarou que, por meio das experiências compartilhadas pelos convidados do evento, aprendeu como deve ser a relação entre o jornalista e a fonte. “Na palestra ocorreram diversos temas que foram abordados pela Nayara e o Waldelúcio, que serviu como segurança para mim, porque tudo o que eles aprenderam foram na prática e construindo aos poucos, principalmente essa relação com a fonte e como deve ser construída. A experiência e tranquilidade que eles passaram, acalmou meu coração e de quem está quase se formando”, comentou a acadêmica.

 
 
 

Comments


    AGECOM - Agência de Comunicação JR. - 2022

    bottom of page