top of page

Agecom e Inove realizam evento que marca retorno das agências de Comunicação da Faculdade

Atualizado: 21 de out. de 2021

As agências, que tiveram um período de férias, voltaram às atividades em setembro.


Edição de texto: Thaiany Soares


Na segunda-feira (27), a Faculdade Estácio Teresina foi palco do evento que marcou o retorno do funcionamento das agências experimentais Agecom e Inove, dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, respectivamente, da instituição.


A programação contou com a presença dos egressos do curso de Jornalismo Lucas Marreiros e Artur Vasconcelos e dos ex-alunos de Publicidade e Propaganda Lucas Ferreira e Lucas Lopes, que conversaram com os estudantes de Comunicação no auditório da Faculdade Estácio Teresina.


Egressos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda marcaram presença no evento / Imagem: Eduardo Dimas

No início do evento, a coordenadora dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da instituição, Eulália Vasconcelos, apresentou os professores supervisores das agências e os convidados. Além disso, afirmou que os professores e alunos das disciplinas vão produzir conteúdos e os materiais serão utilizados nas agências, como forma de portfólio.


"O novo propósito das agências Agecom e Inove é trazer essa relação com as disciplinas. O que é produzido pelos alunos, coordenados pelo professores em disciplinas", explicou a coordenadora.


Os supervisores da Agecom e da Inove, Thiago Ramos e Letícia Aguiar, respectivamente, apresentaram as equipes de forma criativa, com o suporte dos integrantes das agências. A equipe da Agecom gravou um episódio de programa de rádio e outro de TV, que foram exibidos no evento, para mostrar o que estão preparando para o novo semestre. Já os integrantes da Inove se apresentaram fantasiados como os personagens da série de televisão La Casa de Papel, o que despertou a atenção dos presentes.


Professor Thiago Ramos, Coordenadora Eulália Vasconcelos e parte do atual time da Agecom / Imagem: Eduardo Dimas

O supervisor da Agecom, professor Thiago Ramos, comentou que a equipe atual da agência é composta por 26 alunos e, entre esses, há estudantes com diferentes níveis de experiência, o que a torna um espaço de aprendizado entre todos os integrantes.


"A Agecom funciona como uma ‘agência laboratório’ e ela tenta se aproximar do mercado, da academia, justamente sob a supervisão dos nossos professores. Estamos agora com uma novidade, que é a rádio vitrine que vai funcionar diariamente aqui na faculdade e programação diária", disse o professor.


Professora Letícia Aguiar e alguns dos atuais integrantes da Inove / Imagem: Eduardo Dimas

A Inove, que conta com nove estagiários, procura reproduzir as demandas do mercado publicitário atual, conforme disse a supervisora, Letícia Aguiar, que também comentou por que a equipe estava fantasiada como os personagens de “La Casa de Papel''.


"’La Casa de Papel’ fala muito sobre o que nós somos [publicitários] e o que temos para oferecer como agência: planejamento e estratégia; conhecimento do seu público-alvo e concorrentes, acompanhamento real das ações e lógico, gestão dessa superequipe complementar", enfatizou a professora Letícia Aguiar.


JORNALISMO


Os convidados Lucas Marreiros e Artur Vasconcelos, que integraram equipes anteriores da Agecom, compartilharam com os alunos a importância do estágio na agência para o mercado de trabalho.


"A Agecom foi o meu primeiro contato com a rotina de redação e com reuniões de pauta. E quando eu cheguei no mercado, as coisas que eu encontrei não eram mais tão novidade, porque eu já tinha desempenhado na agência. Já tinha uma noção de coberturas de eventos, tinha noção de construção de pauta, texto e edição", lembrou Lucas Marreiros.


Durante o evento, o jornalista Artur Vasconcelos comentou sobre a vivência dele na agência júnior e o quanto essa experiência contribuiu para a entrada dele no mercado de trabalho.


"Eu entrei na Agecom primeiramente como repórter e depois como editor. Eu sugeria pautas e também revisava conteúdos. Eu tive muita oportunidade de errar com professores me orientando e acho que isso faz toda diferença", destacou o jornalista.


PUBLICIDADE E PROPAGANDA


O egresso de Publicidade e Propaganda Lucas Ferreira, destacou a importância de eventos com profissionais do mercado e contou um pouco sobre a experiência dele na Inove.


"Eu entrei na Publicidade sabendo de uma coisa: eu sei e gosto de escrever. Foi essa minha primeira aptidão para que eu entrasse para Inove, fiquei um ano e participei de tudo que tinha direito. A Inove impulsiona você como profissional, mas o bom da agência é que você pode experimentar tudo e hoje o mercado de trabalho quer do profissional toda essa gama de habilidades", disse o publicitário.


Os convidados compartilharam experiências com os estudantes de Comunicação / Imagem: Eduardo Dimas

De acordo com o publicitário Lucas Lopes, quando o aluno é acompanhado e assistido por professores, tem a possibilidade de chegar ao mercado como uma esponja, ou seja, o estudante absorve, aprende e contribui com o lugar em que está. O ex-aluno também relembrou a trajetória na Inove


"Eu fiz o estágio na Inove durante um ano, eu entrava 14h da tarde e estava saindo somente à noite. E foi ali que eu tive o primeiro contato com o mercado, porque eu vivenciava o que hoje eu vivencio numa agência. Eu vivenciava o processo de criação, de planejamento, de atendimento e produção", comentou Lopes.


A aluna de Jornalismo Roberta Brasil, do primeiro período, contou que o evento, além de reforçar o foco dela, que é trabalhar com redação jornalística, ajudou a esclarecer algumas dúvidas.


"Eu gostei muito do evento, porque ele traz muito sobre o depois. Apesar de estar no primeiro período, como eu vou conseguir um emprego? Como eu vou me especializar? Então, está abrindo a mente para o futuro", afirmou a estudante.


Comments


    AGECOM - Agência de Comunicação JR. - 2022

    bottom of page