top of page

Alunos de Fisioterapia realizam ações em Hospital Infantil

Atualizado: 12 de mai. de 2021

As ações têm como principal objetivo, colaborar no ambiente de trabalho por meio de atividades fisioterapêuticas.


Produção e reportagem: Lorena Carvalho

Edição de Texto: Luis Fernando Amaranes


O curso de Fisioterapia, através da Faculdade Estácio Teresina, está promovendo uma série de ações com os alunos nos hospitais do grupo Med Imagem, na capital. O evento iniciou na última quinta-feira (06), no Hospital Pronto Med. Os acadêmicos apresentaram informativos e atividades sobre temáticas que envolvem fisioterapia e saúde. O encontro também permitiu a troca de experiências entre os discentes e profissionais da área.

Os acadêmicos do curso de Fisioterapia, realizam ações em Hospital Infantil. -

(Foto: Divulgação/ Curso de Nutrição).


O projeto é uma iniciativa da Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Mariana Sanchez, em parceria com o grupo de hospitais da Med Imagem, e do professor, Diego Rodrigues, através da disciplina de Fisioterapia do Trabalho.


Em entrevista à Agência de Comunicação Júnior (Agecom), o supervisor do projeto explica que o objetivo dessa ação é colaborar no ambiente de trabalho por meio das atividades fisioterapêuticas.


“O projeto tem uma finalidade bem importante, que é mostrar a atuação do profissional de fisioterapia no âmbito trabalhista, ou seja dentro da empresa. A nossa proposta é elevar informativos, relacionada à parte Ergonômica, ou seja as orientações no posto de trabalho para tentar promover uma melhora da satisfação daqueles funcionários no ambiente profissional, assim como mostrar a importância de executar também a parte dos programas preventivos dentro da empresa” afirma o professor Diego Rodrigues.

O evento contou com a presença de profissionais na área da saúde. -

(Foto: Divulgação/ Curso de Nutrição).


A ginástica laboral é baseada em técnicas de alongamento, respiração, reeducação postural, controle e percepção corporal e compensação dos músculos. Durante o processo de treinamento, os acadêmicos receberam suporte por vídeo-aula para auxiliá-los com os procedimentos profissionais em tempos de pandemia. A estudante Lorena Rodrigues define a ação como “uma experiência tranquila, bem recepcionada, os colaboradores calmos e dispostos a participar das atividades propostas”.


O projeto é formado pelos alunos do 10° período do curso, Lorena Ellen Sousa Rodrigues, Gustavo Miranda Borges e Samara Andrade. Já no dia 07 de maio, no mesmo local, o grupo foi composto pelos discentes Gustavo Miranda Borges, Lorena Ellen S. Rodrigues, Rute Marise de Sousa e Francisco das Chagas Pires. As equipes apresentaram exercícios de aquecimento ao corpo, alongamentos de membros inferiores e superiores, e por último exercícios de automassagem para os funcionários.


De acordo com o aluno Gustavo Miranda, os benefícios da prática de exercícios apresentam melhoras na qualidade de vida de vários profissionais. “A melhora na qualidade de vida dos profissionais, ali presentes na ação, ajuda a prevenir futuras lesões por esforços repetitivos, contribui no desempenho de ambos para diminuir o stress diário, além de proporcionar o bem-estar do paciente”, ressaltou.


A rotina intensa no horário de trabalho pode causar consequências físicas e psicológicas ao indivíduo. Dessa forma, o projeto também possui objetivo de proporcionar maior relaxamento no período de pandemia para a vida desses profissionais.


Outras ações ocorrerá ainda neste mês de maio, seguindo o cronograma semanal. Confira:


No dia 13 e 14 de maio, no Hospital Med Imagem. Já no dia 20 e 21 no Hospital Santa Maria e no dia 27 de maio, será realizado na Maternidade Med Imagem, localizada no bairro São Pedro.

O pré-requisito para participar do projeto, é ter concluído a matéria de fisioterapia do trabalho ou está pagando o período atual.


留言


    AGECOM - Agência de Comunicação JR. - 2022

    bottom of page