Campanha Abril Azul busca conscientizar população sobre o autismo; psicólogo detalha sinais
- AGECOM Jr.
- 8 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Em todo o mundo, mais de 70 milhões de pessoas são portadoras de autismo
Repórter: Maria Eugênia
Produção: Antônio Pedro
Editor de texto: Marcelo Gomes
Publicado em 08 de Abril de 2022, às 12h29
No último dia 02 de abril foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data faz parte das ações realizadas dentro do Abril Azul, que tem como objetivo dar mais visibilidade ao tema do Transtorno do Espectro Autista.

Abril Azul: mês de Conscientização do Autismo. - (Foto: Reprodução/ Internet).
A campanha é de extrema importância e destaca a necessidade da inclusão dessas pessoas, sensibilizando a sociedade sobre o tema e esclarecer que o autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento que prejudica a comunicação verbal e não verbal do paciente.
O psicólogo da Superintendência de Direitos Humanos em Teresina, Jaelton Jackson, detalhou quais são os sinais de autismo que os pais precisam estar atentos em relação aos filhos durante a infância.
"Alguns sinais são importantes para que os pais fiquem atentos, como a primeira sendo a falta de desenvolvimento cognitivo e motor, a falta de contato visual, lentidão ao falar e engatinhar, dentre outros”, disse.
O profissional explicou ainda que o autismo é um transtorno no desenvolvimento caracterizado pelo atraso no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e cognitivas.
“Não há cura para o autismo. O tratamento deve ser multidisciplinar, englobando médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e pedagogos”, completou.
TEA: sintomas, tratamento e tipos
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos.
Esses sintomas configuram o núcleo do transtorno, mas a gravidade de sua apresentação é variável. E embora não haja cura, o diagnóstico e intervenções precoces podem alterar o prognóstico e suavizar os sintomas. Sendo dividido em três categorias: leve, moderado e severo.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que mais de 70 milhões de pessoas são portadoras de autismo, cerca de 1% da população mundial.
Comments