Estudantes desenvolvem aplicativo com conteúdo exclusivo para o curso de enfermagem
- Maria Eugênia
- 15 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de abr. de 2021
O aplicativo foi criado após os acadêmicos do curso de enfermagem constatarem uma certa dificuldade de produção na evolução clínica de pacientes.
Produção: Lorena Dayanne Carvalho Costa
Repórter: Maria Eugênia Coelho
Edição de texto: Luis Fernando Amaranes
Um grupo de acadêmicos do curso de enfermagem da Faculdade Estácio Teresina, desenvolveram o aplicativo "Evolução de Enfermagem" que tem como objetivo, automatizar o processo de evolução de pacientes, promovendo a flexibilidade e agilidade para os profissionais e acadêmicos do curso durante o processo de evolução clínica de seus pacientes.

Aplicativo "Evolução de Enfermagem". - (Foto: Reprodução/ Divulgação).
No aplicativo é possível cadastrar um profissional ou acadêmico de enfermagem, e o mesmo terá duas opções de uso, como por exemplo, termos mais importantes e utilizados na enfermagem, e a evolução de enfermagem através de um formulário check list - lista de checagem - começando desde do cadastro dos seus pacientes à geração de um texto ou evolução gerado automaticamente de acordo com o que foi registrado.
As principais funções definidas na opção de evolução são: adicionar um paciente, excluir um paciente, visualizar seus pacientes cadastrados, realizar uma evolução exclusiva do seu paciente através do preenchimento de um formulário, gerar um texto automaticamente de acordo com o que foi marcado no formulário, editar o texto/evolução gerado, e por fim gerar um PDF da evolução.

Criadores do aplicativo Evolução de Enfermagem; Sâmua Nascimento, Antônio Jalson Magalhães e Thatielly Morais. – (Foto: Arquivo Pessoal).
A ideia, segundo a acadêmica de enfermagem, Thatielly Morais, surgiu após os estudantes constatarem uma certa dificuldade de produção na evolução clínica de enfermagem durante o campo de estágio na disciplina de Ensino Clínico em Saúde Prática.
“Nos deparamos com inúmeras patologias e cenários que não podíamos controlar. Ao realizarmos a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), constatamos uma certa dificuldade de produzir a evolução clínica de enfermagem que é a última etapa do Processo de Enfermagem (PE). Percebemos que essa dificuldade surgiu por haver inúmeras nomenclaturas e termos técnicos, nos quais ainda eram desconhecidos por nós estudantes. O que podemos considerar um problema ou até mesmo um desafio com relação ao termos de assistência de qualidade e continuada aos clientes. Diante disso, surgiu a ideia de criar um aplicativo que nos auxiliasse e nos possibilitasse ter mais contato com esses termos para nos familiarizarmos e nos ajudasse a realizar uma evolução de enfermagem mais correta e que atendesse as normas exigidas pelos estabelecimentos de saúde”, ressaltou a estudante.
Ainda segundo a estudante, os alunos tiveram uma certa dificuldade financeira para custear as despesas da criação do sistema, onde tiveram a ideia de fazer uma rifa online durante a pandemia para arrecadar os custos necessários.
“Esperamos que nosso Aplicativo de Evolução de Enfermagem seja bastante utilizado pelos graduandos do curso de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros por todo Brasil, auxiliando no conhecimento onde essa inovação tecnológica tragam resultados positivos para toda área da enfermagem” concluiu.
O desenvolvimento do aplicativo partiu dos alunos Antônio Jalson Magalhães, Sâmua Nascimento e Thatielly Morais, acadêmicos do 10º período de Enfermagem, que com a criação do aplicativo obtiveram nota máxima no Trabalho de conclusão de curso (TCC). A criação também teve a participação de um profissional desenvolvedor em softwares de Teresina.
Comments