top of page

Estácio Teresina promove palestra sobre os atuais desafios da Liberdade de Imprensa

A palestra virtual foi realizada pelos acadêmicos do curso de Jornalismo e Propaganda e Publicidade.


Produção e Reportagem: Weslany Portela

Edição de Texto: Luis Fernando Amaranes


Nessa terça-feira (11), na Faculdade Estácio Teresina, foi realizado o evento “Liberdade de Expressão e os Desafios atuais à Liberdade de Imprensa”, através da plataforma Teams, pela internet. A cerimônia foi realizado pelos acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Propaganda e Publicidade em alusão ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.


A palestra contou com a participação da jornalista, Thays Teixeira, e do advogado, Wilson Gondim, que abordaram os desafios enfrentados a este direito na atuação do corpo social.


O evento contou a participação de vários acadêmicos. - (Foto: Divulgação/ Ascom).


Em entrevista à Agência de Comunicação Júnior (Agecom), a jornalista Thays Teixeira, falou sobre a importância do papel da imprensa na representação e na constituição da sociedade.


“O papel da imprensa na representação da sociedade ou na constituição da sociedade é um papel não só relevante como um papel chave, a gente faz parte desse contexto que democratiza a comunicação para a sociedade, então uma comunicação que não é livre, é resultado de uma sociedade que não é democrática”, ressaltou.


O ponto central da discussão foi a Liberdade de Expressão, externando que os jornalistas devem ter o direito de noticiar e dispor de acesso à informação, através de meios de comunicação, sem a interferência do estado.


O advogado apontou que quando o jornalismo é vítima de violência, significa que a comunidade também é vítima, sendo o jornalismo, um dos pilares de informação da população, dentro do contexto em que vivemos hoje.


“A gente vai ter que analisar muito ainda, para que se tenha transparência em tudo, mas é muito aos poucos”, afirmou o convidado Wilson Gondim, ao ser interrogado sobre lutar pelo direito a ter direitos dentro do cenário da liberdade de imprensa e expressão.


Os convidados destacaram ainda que, quando os jornalistas incomodam quem tem poder, não importa qual, estão apertando uma ferida que as pessoas não gostam.


“Pensar diferente, não te dá o direito de ser violento, de ir a uma rede social, a um sujeito e agredi-lo, diálogo pode existir em corretes ideológicas diferentes” finalizou a jornalista, Thays Teixeira.

O evento serviu também de apresentação da nova Coordenadora dos cursos de Jornalismo e Propaganda e Publicidade, a professora Eulália Vasconcelos, e contou com a presença do Gestor Acadêmico, Diego Cipriano, da professora e ex-coordenadora dos cursos, Arabela Eulálio, do Professor e Mediador, Robert Bandeira, entre outros docentes do curso.

16 visualizações0 comentário
bottom of page