top of page

Estácio Teresina realiza ação e tira dúvidas sobre declaração do Imposto de Renda

Dia D foi promovido no último dia 28 de maio na instituição


Repórter: Suzana Moreno

Produtor: Suzana Moreno

Editor de texto: Marcelo Gomes

Publicado em 01 de Junho de 2022, às 17h49


Em virtude do prazo final para declaração do Imposto de Renda de 2022, a faculdade Estácio de Teresina por meio do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF) realizou no último dia 28 de maio o Dia D do Imposto de Renda.

Dia D foi promovido no último dia 28 de maio na instituição.

- (Foto: Luis Fernando Amaranes/ Agecom)


O evento, teve como objetivo, prestar orientações e tirar dúvidas dos contribuintes sobre o envio da declaração do imposto de renda de pessoas físicas referente ao ano de 2022. São obrigados a declarar todos os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28 mil, que receberam rendimentos isentos e não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima do limite de R$ 40 mil ou realizou operações em bolsa de valores.


O dia D da declaração de Imposto de Renda foi organizado e coordenado pela professora e coordenadora do curso de contabilidade da faculdade Estácio, Jaciara Silva. Em entrevista à Agecom, a docente salientou a importância do evento como prestação de serviço para a população.


Jaciara Silva relatou que a primeira preocupação deve ser com os prazos de entrega, pois fora do prazo, o contribuinte pode vir a pagar multa, e em segundo momento o CPF. Em caso de irregularidades, o contribuinte poderá ficar impedido de assumir vagas de emprego, abrir contas em bancos, além do bloqueio de suas contas bancárias e a impossibilidade de assumir concursos públicos.


Por isso a coordenadora do curso de contabilidade juntamente com os alunos e integrantes do NAF estiveram de plantão desde o mês de março até maio realizando declarações de maneira gratuita, mas instituíram a data (28 de maio) como sendo dia D para aquele contribuinte que deixou para última hora.


O professor de fisioterapia Diego Rodrigues relatou que esse tipo de ação contempla a comunidade local. O próprio gestor esteve no evento e pediu informações sobre a declaração do imposto de renda de 2022.


“Ajuda os contribuintes tirarem dúvidas sobre os rendimentos e principalmente sobre o que a gente deixou de declarar. Eu aproveitei esse momento para regularizar a minha situação. Tudo que eu preciso saber, o que eu preciso entender acerca de entrada e saída dos meus rendimentos”, disse.


O evento serviu também como forma dos alunos testarem seus conhecimentos e colocar em prática o que estão adquirindo sobre o Imposto de Renda. A estudante de contabilidade, Luzia Alice pontuou a importância do evento em ajudar os que não têm acesso ao sistema.


Nayana Erlane, aluna do sétimo período de contabilidade, descreveu alguns serviços que foram prestados pelos profissionais e alunos na faculdade Estácio Teresina. “Fizemos assistência virtual de um cliente que não estava fisicamente, mas a gente teve todas as informações via WhatsApp e realizamos a prestação de serviço”, completou.

 

O dia D do Imposto de Renda seguirá até o prazo final da entrega da declaração do IR, que será até dia 31 de maio por meio de agendamento com a própria coordenadora Jaciara Silva por telefone. Os serviços são prestados de forma gratuita.

15 visualizações0 comentário
bottom of page