top of page

Ex-jogador Zico participa da abertura do ano letivo 2021 da Estácio

Repórter: Suzana Moreno

Produção: Valdi Júnior

Editor de Texto: Bruna Sousa


Na última quinta-feira (25/06) às 19hrs, a Faculdade Estácio em seu âmbito nacional, inaugurou seu período letivo de 2021. A palestra em live no YouTube, feita pelo professor e presidente da Instituição Eduardo Parente, estava presente como convidado um dos maiores ídolos do futebol brasileiro e mundial Arthur Antunes Coimbra, conhecido no futebol por Zico.


Foto: Suzana Moreno / YouTube

Durante seu bate papo com o professor Eduardo Parente, Zico conta a importância de ter um profissional que possa atuar em varias áreas. Citou que seu tempo como jogador de futebol, havia apenas o médico e era responsável por todos os problemas de saúde que o jogador viesse a sofrer, tanto como físico ou psicológico.


“Na minha época de jogador algumas profissões que tem hoje que são muito necessárias elas não existia, o médico, por exemplo, e que fazia todo o trabalho de nutricionista, o preparador físico que era um só às vezes nem assistente tinha, e fazia todo o trabalho de fisiologia aquela coisa toda, na época quem fazia o trabalho de fisioterapeuta eram enfermeiros, massagista que faziam papel de enfermeiros e todos os tratamentos. E hoje aconteceu uma especialização diversas profissões importantes, e hoje se individualizou mais, naquela época era pra todo mundo, era geral, ate mesmos os exercícios, hoje não você faz exercícios pelas posições dos jogadores.” falou Zico.


Zico menciona, o papel importante de profissionais que para ele são bem vistos hoje no esporte e que seu trabalho pode importantíssimo na formação dos atletas, são eles: fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos.


“Então eu acho que essas profissões que tem hoje nutricionista, é psicologia do esporte eu acho importantíssima porque você vê que a maioria dos jogadores eles vem áreas mais pobres e então de uma hora pra outra uma semana ele faz dois gol, o contrato aumenta o salário do cara e fica um desespero não sabe o que fazer. A fisioterapia que é um modo de recuperação diferente que fica ali individualizado trabalhando só com você fazendo o que é necessário fazer, a fisiologia a mesma coisa acho importante que essas profissões tenham e estejam no esporte, mas precisam saber, ser colocadas porque uma coisa e o futebol resultado que cada um tem, tem coisas intimas pessoais que o jogador gosta que as vezes fica impossibilitada de fazer”. explica.


Foto: Suzana Moreno / YouTube

O craque ainda fala da importância de se valorizar uma das profissões que deve ter todo destaque em relação à formação de outras carreiras, o professor. “A profissão mais importante que existe é a de professor ele que nos orientam, eles que nos passam todos os conhecimentos que a gente aprende, então sabe o professor tem sempre que ser valorizado, sempre respeitado e procurar tá em dia com aquilo que ele vai transmitir. A educação é tudo!”, diz Zico.


Zico encerra a entrevista desejando boa sorte e sucesso aos profissionais em formação, não só da Estácio, mas a todos os acadêmicos e publico em geral que prestigiaram sua palestra. “Primeiro quero desejar sucesso pra eles, que consigam se formar, consigam todos eles se encaixar em alguma coisa, em alguma profissão. Acho que toda profissão sempre exige muita determinação, e muita aplicação, conhecimento, que é preciso cada vez mais à gente está sempre em dia com o que acontece, com as novidades, você tem que se guiar sempre em pessoas da sua área, que acredita que confia que tem trabalhos que você pode ver, pra ter um conhecimento melhor."

Comments


    AGECOM - Agência de Comunicação JR. - 2022

    bottom of page