top of page

Exposição “Invisíveis Urbanos" é destaque na galeria Montmartre

Atualizado: 24 de jun. de 2021

O objetivo principal é dar visibilidade às pessoas em situação de rua que vivem em Teresina.


Repórter: Lorena Carvalho, em Teresina

Edição de Texto: Luis Fernando Amaranes

Publicada em 23 de junho de 2021, às 16h55


A exposição de arte contemporânea “Invisíveis Urbanos” abre a programação para a temporada de 2021 no espaço Montmartre. O evento ocorreu na última quarta (16), através do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Estácio Teresina.

Exposição “Invisíveis Urbanos". - (Foto: Reprodução/ Divulgação).


O projeto retrata a população à margem da sociedade, através de quadros com personagens de pinturas famosas. Os grupos inseridos na temática são composto por diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de carência, vínculos interrompidos ou fragilizados. Ao decorrer da ação, os integrantes realizaram entrevistas com os moradores para entender suas respectivas necessidades, e depois distribuíram cestas básicas e kits de higiene.

Acadêmicos do 7° período do curso de Arquitetura e Urbanismo.

- (Foto: Reprodução/ Divulgação).


A mostra é parte integrante dos acadêmicos do 7° período do curso de Arquitetura e Urbanismo, com orientação do professor José Ribamar. O idealizador do evento explica como surgiu a ideia e a motivação inicial do projeto.


“Devido à preocupação com as pessoas em situação de rua, durante a pandemia. Elaboramos um projeto buscando dar maior visibilidade a essas pessoas, pra que assim, possam ser melhor vistas e assistidas pelo puder público e a comunidade em geral”, explicou.

Exposição “Invisíveis Urbanos". - (Foto: Reprodução/ Divulgação).


Além disso, o movimento promove uma reflexão para que as pessoas se sensibilizem a ajudar os moradores de rua que tiverem suas histórias publicadas, visando a sua reinserção social, dando a eles uma chance de recomeçar suas vidas.


“Após fotografar os moradores selecionados, produzimos as obras que compõe a exposição. Os quadros estarão à venda e o dinheiro arrecadado será convertido em gêneros alimentícios para eles” afirma o docente José Ribamar.


Durante a semana, os alunos apresentaram ao público os demais projetos, que contou com a presença da Diretora geral, Shirlei Dantas, da Faculdade Estácio Teresina, assim como o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Walber Angeline e o professor Robert Bandeira.


Entre os dias 16 e 30 de junho, será possível apreciar 10 obras inspirados em artistas diferentes sob telas de acrílico e óleo. As obras exploram a diversidade de estilos e os contextos sociais, com a visão de cada artista. A exposição vai percorrer por espaços públicos, shoppings, escolas e no espaço Montamatre.

Comments


    AGECOM - Agência de Comunicação JR. - 2022

    bottom of page