top of page

Faculdade Estácio Teresina realiza Oficina Enade para ajudar na preparação dos alunos para o exame

O objetivo é sensibilizar o estudante sobre a importância de participar do exame e reduzir as deficiências, melhorando o seu desempenho.


Edição de Texto: Leonardo Lima

Publicado em 26 de outubro de 2021, às 09h20


Para ajudar os alunos dos cursos que irão participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, a Faculdade Estácio Teresina realizou nesta quinta-feira (21) a Oficina Enade para os alunos de Arquitetura e Urbanismo. O evento aconteceu on-line, transmitido pelo aplicativo de videoconferência Microsoft Teams e ministrado pela professora Clarissa Borges Nonato, que é Arquiteta e Urbanista e também Mestre em Design.


(Imagem: Divulgação)

A Oficina Enade está acontecendo dentro da programação dos escritórios modelos, a nível nacional. De acordo com o plano de ação, deverá ser realizada uma vez por mês. O objetivo é sensibilizar o estudante sobre a importância de participar do exame e reduzir as deficiências, melhorando o seu desempenho.


Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus foram os primeiros a ter a aplicação da oficina. Contanto, a intenção é ampliar a sua aplicação para os demais professores para que assim todos os cursos possam ter uma base de como funciona o Enade.


Durante a oficina, a professora Clarissa Borges informou que nas primeiras semanas do mês de novembro será feito a resolução de questões para cada curso. “E quem tiver interesse pode entrar no site do Inep para visualizar provas dos anos anteriores e resolver questões para que assim possa obter um melhor desempenho”, acrescentou.


A docente também destacou a realização do Enade e a importância da participação do aluno para medir o seu aprendizado e a qualidade do ensino.


"A função do Enade é avaliar o desempenho dos alunos de graduação e, consequentemente, a qualidade dos cursos nas Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, no Brasil. A participação do aluno no exame é importante para colaborar com a melhoria da qualidade do ensino em nossa instituição. É importante conhecermos as deficiências para desenvolvermos estratégias capazes de saná-las”, afirmou.


Sobre o Enade 2021


Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade tem como objetivo avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos. Este ano o exame acontecerá no dia 14 de novembro para alunos concluintes.


A realização da prova é obrigatória. Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. A situação de irregularidade do estudante junto ao Enade irá ocorrer quando o estudante:


  • Não comparecer ao exame, e não obter dispensa oficial conforme referência normativa;

  • Não preencher o Questionário do Estudante;

  • Tiver o registro de participação indevida na prova.


De acordo com EDITAL Nº 36, DE 12 DE JULHO DE 2021, deverão ser inscritos no Enade 2021:


Ingressantes:

  • Alunos que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2021, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada;

Concluintes:

  • Cursos de bacharelado e licenciatura: alunos que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2022;


  • Cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até dezembro de 2021.


A cada edição, o Inep, juntamente com o Ministério da Educação definem as áreas (cursos/ habilitações) que serão avaliadas pelo Enade, de tal forma que cada curso/ habilitação seja convocado de 3 em 3 anos a participar. Dessa forma, todos os alunos podem cumprir esse componente curricular, no início e no fim do curso.


O Enade 2021 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às seguintes áreas: Artes Visuais; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Design; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Inglês; Letras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Letras – Português; Matemática; Música; Pedagogia; Química; Sistemas de Informação; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação; Tecnologia em Redes de Computadores.

Comments


    AGECOM - Agência de Comunicação JR. - 2022

    bottom of page