top of page

Faculdade Estácio Teresina promove live sobre novidades na declaração de imposto de Renda 2021

Repórter: Nícolas Caland

Produção: Valdi Júnior

Edição de Texto: Bruna Sousa


A live realizada na noite da última quinta-feira (25), às 20h30, contou com a participação dos professores Jaciara Silva e Moreira Júnior, que abordaram sobre as novidades da declaração de imposto de renda 2021, destacando as facilidades implementadas pelo programa.


"Os benefícios do auxílio emergencial como declarar, têm surgido muitas dúvidas em relação a isso, quem estão obrigados a declarar, quem não estão obrigados a declarar. Vamos começar pelas novidades, o que você percebeu manuseando o programa e quais as inovações?", pergunta a professora Jaciara Silva


Foto: Nícolas Caland / Plataforma Teams

O professor Moreira Júnior responde a pergunta da professora Jaciara e fala sobre imposto de renda. "A questão do imposto de renda é muito interessante, pois a gente fazer essas lives, justamente para já ir colocando as novidades e o que vêm de novo em relação ao imposto de renda para que as pessoas possam estar por dentro. Algumas pessoas tiveram dificuldades ao fazer sua própria declaração do imposto de renda, dando erro e tendo que devolver o auxílio emergencial, gerando uma dívida na receita e o sistema já coloca automaticamente na malha, que nos anos anteriores demoravam a cair na malha." explica.

"O programa já tem uma novidade desde 2020, que o sistema diferenciado e um layout novo e isso dificulta um pouco a questão da fraude. Não permite mais que fique acessando as declarações abertas, elas ficam em campos diferentes, já transmitidas, empreendimentos e em branco. Depois que transmite, não é possível fazer alterações, só através de uma retificadora. Na própria tela inicial, já seleciona a declaração e já consegue imprimir a declaração com recibo e a multa do imposto. Para rendimentos recebidos de pessoas físicas, o campo do rendimento de trabalhadores assalariados só permite com o Pis, pois além do imposto de renda, vai ser pago INSS sobre aquela renda." finaliza Moreira Júnior.

Comentarios


    AGECOM - Agência de Comunicação JR. - 2022

    bottom of page