NPJ Estácio Teresina promove palestra sobre o tema “Primeiros Passos na Advocacia”
- AGECOM Jr.
- 25 de abr. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 26 de abr. de 2022
Os alunos do curso tiveram a oportunidade de debater e se aprofundar sobre os desafios e perspectivas de quem está ingressando no mercado de trabalho.
Repórter: Leonardo Lima
Produção: Carlos Santos
Editor de texto: Luis Fernando Amaranes
Publicado em 25 de Abril de 2022, às 12h42
O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito da Faculdade Estácio Teresina, promoveu nessa terça-feira (19) um evento com rodada de palestras abordando o tema “Primeiros Passos na Advocacia”.
O evento foi realizado no auditório da faculdade, e teve como palestrantes os advogados:Giovana Holanda, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário;Leonardo Lages, especialista em Recuperação Administrativa de Tributos; e Victor Bona, professor, sócio fundador do Bona Moreira Silva Advogados Associados, com especialidade em Direito civil, Direito imobiliário, Direito penal e Direito médico.

Advogados Leonardo Lages, Giovana Holanda e Victor Bona, respectivamente. -
(Foto: Leonardo Lima/ Agecom)
Na ocasião, os alunos do curso tiveram a oportunidade de debater e se aprofundar sobre os desafios e perspectivas de quem está ingressando no mercado de trabalho.
“A gente montou esse evento para o direcionamento dos alunos formandos e os alunos que estão no final do curso. Para eles experimentarem um pouquinho da realidade prática da advocacia quando trocarão experiências. E assim objetivar uma melhor adequação, melhor entrada no mercado de trabalho e qualificação profissional”, informou o advogado e orientador do NPJ Josafá de França.
Em entrevista à Agecom, a advogada Giovana Holanda, destacou a importância do evento para os alunos que estão deixando a faculdade e que têm interesse em atuar na advocacia.
“Eles têm a oportunidade de conhecer o início da advocacia, como é que acontece, como é que você escolhe sua área de atuação, como é que você escolhe a sua forma de gerir o escritório. Então é interessante isso para quem realmente quer seguir na advocacia que é o que a gente faz”, disse.
O evento teve início com a palestra dos advogados e egressos da faculdade,Giovana Holanda e Leonardo Lages, que compartilharam suas experiências no começo da carreira.

Os advogados Giovana Holanda e Leonardo Lages durante palestra. - (Foto: Júlio Cesar)
Os advogados Giovana Holanda e Leonardo Lages durante palestra. (Foto: Júlio Cesar)
Giovana contou que foi ainda durante a faculdade que se interessou pela área do Direito trabalhista.
“Eu estava no sexto ou sétimo período da faculdade, quando conheci o Direito do trabalho. E aí, de cara, eu acho que já me apaixonei (...). Fiz a OAB, já fiz Direito do trabalho na OAB e passei quando estava no nono período da faculdade. No décimo período, eu já entrei numa pós-graduação, eu fazia o décimo aqui[na faculdade] e a pós aos finais de semana. Então, eu já sabia que eu queria a área trabalhista”, relatou.
Ainda conforme a advogada, que atualmente trabalha em parceria com o também advogado,Leonardo Lages, após a graduação os dois definiram que iriam trabalhar juntos e buscaram entender o nicho de mercado para conseguirem captar seus clientes.
“Então, para a advocacia, eu acredito que você deve ter o pensamento ‘do que eu quero fazer?’ Depois que entender o que você quer fazer, você vai pensar: como é que eu aprendo a fazer isso aqui? Porque você não sabe. E aí depois você pensa: onde é que estão os clientes que precisam desse meu serviço? E aí você consegue o seu direcionamento”, aconselhou a advogada.
O começo na advocacia pode ser bastante desafiador, assim como em outras profissões. É fato que há diversos profissionais no mercado, poucas vagas de trabalho e inúmeras barreiras a superar. Tal cenário torna-se ainda mais difícil caso o jovem advogado não tenha bons relacionamentos no mercado que possam ajudá-lo na inserção profissional.
Dessa forma, o advogado Leonardo Lages citou a necessidade de manter um bom relacionamento e de estabelecer parcerias profissionais.
“Eu tinha um ciclo de relacionamento muito bom. E quando a gente foi começar a advogar, a gente realmente procurou uma forma de mostrar soluções para aquele ciclo que estavanosobservando, seja em redes sociais, seja em rodas de amizade, rodas de conversa. Então, ser certeiro nesse começo da advocacia é muito definitivo para o que vocês vão fazer no decorrer da carreira”, pontuou.
No final de suas participações, os dois advogados ainda recomendaram aos estudantes que se preocupem com a imagem pessoal desde a faculdade, pois uma boa imagem transmite confiança. E pode ser no âmbito da faculdade que eles poderão conseguir os seus primeiros clientes, por meio da indicação de professores ou de colegas de turma.

O advogado Victor Bona abordou em sua palestra sobre como abrir um escritório de advocacia. (Foto: Leonardo Lima/ Agecom)
Em seguida, foi a vez do advogado Victor Bonadividir as suas vivências com os alunos presentes no evento. O advogado, que também é sócio fundador do Bona Moreira Silva Advogados Associados, explicou sobre como gerir um escritório de advocacia.
“Se você quiser abrir um escritório de advocacia, você vai ser empresário. E para você ser empresário, você tem que saber como é que o jogo anda, como é que a coisa vai. Então, lembrem, vou abrir o escritório. Estou sozinho, mas eu já entro como sócio, que é o escritório. Meu sócio é o escritório”, declarou.
Durante a palestra, Victor Bona, apresentou também aos alunos várias dicas para que tenham sucesso ao abrirem seus escritórios de advocacia, como o aprendizado complementar em gerenciamento de tempo, educação financeira e inteligência emocional.
Para Mateus Henrique Mendes, aluno do sétimo período do curso de Direito, o evento pode contribuir de forma prática para a sua formação e início da carreira no mercado de trabalho.
“Essa palestra teve um viés um tanto mais prático para nós alunos, que estamos aqui ainda na faculdade, pois possibilitou que a gente consiga ter uma noção prática para levar para a vida profissional. Eles falaram aqui sobre os primeiros passos, as primeiras inseguranças, quando que cai essa romantização que a gente da academia tem, então foi uma palestra muito esclarecedora”, afirmou.
Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Teresina
O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ)é um ambiente que funciona anexo à Faculdade Estácio Teresina, sendo um laboratório do curso de Direito, para que os alunos possam vivenciar a prática da profissão, com prestação de assistência jurídica gratuita e integral para toda a comunidade.
“Com uma série de rotinas e de atividades, a gente consegue trazer para esse estudante algumas experiências que o profissional do dia a dia vai vivenciar na prática. E principalmente, esse estudante vai ter o contato direto com a clientela, que nada mais é do que a comunidade que precisa desse serviço”, explicouPedro Rebelo, que é advogado, professor e coordenador do NPJ.
Os atendimentosacontecem de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, de forma presencial ou remota pelo Instagram @npjestaciothe.
Comments