O reflexo da ética no Webjornalismo
- Lorena Carvalho
- 22 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
O combate à desinformação toma forma quando o bom Jornalismo é exercido e a sociedade reconhece a necessidade dele
Edição de texto: Thaiany Soares
Com o avanço da era da informação, a hiperconectividade tornou-se parte do cotidiano das pessoas. Por meio da navegação digital, o usuário passou a ter um contato maior com o Webjornalismo, por meio de experiências interativas, por exemplo, disponíveis a um clique, o que torna tal acesso bastante prático.
E em meio a esse acesso tão rápido à informação, não raramente os cidadãos são expostos a notícias falsas, popularmente conhecidas como fake news, que, atualmente, representam um significativo desafio no dia a dia do trabalho jornalístico.

O Código Internacional de Ética Jornalística, que visa lembrar o jornalista sobre a responsabilidade dele na exposição dos fatos, afirma que o dever supremo desse profissional é servir à causa do direito dos cidadãos a uma informação verídica e autêntica por meio de uma dedicação honesta à realidade.
Assim, fica claro que o jornalista, em um compromisso firme com os cidadãos, deve prezar pela divulgação da verdade dos fatos em qualquer circunstância, ainda mais neste contexto de proliferação de inverdades. À vista disso, é nítida a relevância desse profissional para a sociedade.

Thiago Ramos, jornalista e professor universitário, falou um pouco sobre o assunto.
“A Fenaj [Federação Nacional dos Jornalistas] vem atuando nos últimos anos no sentido de reafirmar a necessidade do Jornalismo frente à sociedade, seja participando ativamente dos debates, inclusive esse, sobre as fake news, seja reforçando o papel social do Jornalismo diante da sociedade”, pontuou o docente.
Ramos também destacou:
Quando você reafirma para a sociedade o que é o Jornalismo, como ele é feito, quais são as boas práticas da profissão, você já tá, por si só, ajudando a combater a desinformação.
Comments