Professores ministram palestra sobre reflexão em tempo de caos para os alunos da Faculdade Estácio
- Nícolas Caland
- 27 de out. de 2021
- 2 min de leitura
O evento foi realizado nessa segunda-feira (27), pela plataforma Teams, na internet.
Por Nícolas Caland – Teresina, PI
Edição de Texto: Luis Fernando Amaranes
Publicada em 27 de outubro de 2021, às 11h30.
O evento “Tempos difíceis? Quem é você nesse caos?” foi realizado nessa segunda-feira (25), por volta das 20h15. A palestra contou com a participação do professor Vinicius Barreto. O professor Alessander Marques foi o mediador.

Professores ministram palestra sobre reflexão em tempo de caos para os alunos
da Faculdade Estácio. - (Foto: Reprodução/ Divulgação).
O tema da palestra tem como intuito a reflexão sobre todo o caos que todo mundo está passando com a pandemia, além de passar uma visão para que todos nós possamos entender que temos “uma missão ou um chamado”, o qual muitas pessoas se perderam no meio desse caos, ou até mesmo nunca se encontraram.
Em entrevista à Agência de Comunicação Júnior (Agecom), O professor Vinicius Barreto reflete como sair desse caos ou como tornar sua vida autêntica.
“90% da população mundial anda à deriva nesses tempos de pandemia ou tempos difíceis, sem saber para onde ir. Um exemplo que cito é o personagem do piratas do caribe, que trocou a bússola pela bebida e depois ficou desorientado e desnorteado. Então convida todos para resgatar essa bússola”, explicou.
Ainda durante a entrevista, Vinicius Barreto, explica que o filme Matrix foi bastante discutido como o principal exemplo específico deste tema.
“A proposta da jornada do herói é demostrada no filme, onde ocorre um chamado para a vida, aventura. Mas, o personagem recusa por receio do desconhecido, aparecem as tentações e quando o próprio resolve sair, é através da humildade. O filme mostra que ele não pode pronunciar o seu nome, e um estado de dependência constante, então ele aceita o chamado e sobe umas escadas que elevação e deve ser honesto consigo mesmo e com os outros, algo está difícil no mundo atual. Por fim, entregam duas pílulas para ele, uma para permanecer onde está que é a ilusão e a outra para realidade, que tem dor, mas tem maravilhas, e finalmente escolhe a realidade, e se depara com um espelho, que simboliza a verdade”, explicou.
O palestrante especifica que em tempos difíceis, o chamado é aceito para realidade ou para a ilusão.
“Nesse caos, a gente faz tudo no automático e apostamos no impossível para realizar, enfrentando os desafios sozinho junto com o autoconhecimento na autenticidade e criatividade”, finalizou.
Comments