top of page

Projeto "Mexa-se" proporciona atividades físicas aos colaboradores da Estácio Teresina

O projeto acontece três vezes na semana: segunda, quarta e sexta-feira, às 16h, no ambiente de trabalho dos funcionários da Estácio Teresina.


Repórter: Valdi Júnior, em Teresina

Edição de Texto: Luis Fernando Amaranes

Publicada em 25 de junho de 2021, às 16h06


O projeto acontece três vezes na semana. - (Foto: Reprodução/ Divulgação).


O professor do curso de Educação Física, Gil Farias, iniciou na semana passada, o projeto “Mexa-se” para os colaboradores da Faculdade Estácio Teresina. O projeto de pesquisa é desenvolvido através de ginásticas, para que os funcionários possam adotar hábitos saudáveis no ambiente de trabalho, minimizando dores e prevenindo doenças ocupacionais. O “Mexa-se” acontece três vezes na semana: segunda, quarta e sexta-feira, às 16h, no local de trabalho dos colaboradores e conta também com a participação dos alunos do curso de Educação Física da faculdade.


De acordo com o coordenador do projeto, Gil Farias, o principal objetivo é proporcionar benefícios de trabalho e melhorar a qualidade de vida dos funcionários, além dos discentes terem a possibilidade de realizar uma conexão entre a teoria e a prática do que é ensinado em sala de aula.


“Contribuir para melhoria na qualidade de vida e no estilo de vida dos colaboradores da Faculdade Estácio Teresina através da implantação de um programa de ginástica laboral, além de servir de laboratório para formação acadêmica dos discentes oferecendo a possibilidade de uma conexão aliando a teoria à prática além de servir de pesquisa para avaliar e investigar a eficácia e os benefícios na implantação de um programa de ginástica no ambiente do trabalho para os colaboradores”, afirmou.


Segundo Farias, a ideia do programa surgiu diante a situação da pandemia, onde o isolamento social e adoção de trabalhos em formato de home office favoreceu a diminuição de práticas de atividades físicas. Além disso, os alunos da disciplina de ginástica laboral, tiveram a oportunidade de realizar pesquisas sobre o impacto da pandemia na saúde dos funcionários da instituição.


Por fim, o professor destacou os benefícios de praticar exercícios físicos no ambiente de trabalho. “São inúmeros como promoção das adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos, melhoria da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência promovendo, uma maior mobilidade e postura, auxilia na prevenção de lesões e doenças por traumas cumulativos, como a LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho); favorecendo o relacionamento social e o trabalho em equipe, reduzir a sensação de fadiga no final da jornada”, finalizou.

Comments


    AGECOM - Agência de Comunicação JR. - 2022

    bottom of page