top of page

Faculdade Estácio patrocina evento sobre tendências profissionais no mercado de trabalho

Reportagem: Bruno Chaves; Edição: Thaiany Soares


Na quinta-feira (29/10), foi realizado o primeiro Painel Think Tanks, evento que reuniu convidados com experiência no mundo dos negócios e que levantou discussões sobre tendências profissionais e perspectivas no mercado de trabalho e debates acerca da evolução das especializações.


O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Rádio Cidade do Rio de Janeiro, com apoio da Fábrica de Startups e com patrocínio exclusivo da Pós Estácio de Sá, em um estúdio projetado, sem plateia, com os participantes separados por painéis de acrílico, o que garantiu o distanciamento social determinado pelos órgãos de saúde.


O programa foi apresentado por Victor Lunetta, fundador da holding virtual Potentia Group, que, inicialmente, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comentou sobre a queda das vagas de emprego no Brasil, em consequência da crise causada pela pandemia da Covid-19.


A abertura do bate-papo ficou por conta de Ula Amaral, sócia e diretora de Marketing da Fábrica de Startups, que falou sobre soft skills esperadas para o futuro, sobre dificuldades com as quais grandes companhias e pequenos desenvolvedores nas startups estão lidando neste momento de crise. “Eu acredito que uma certeza é que não temos certeza, né. Neste momento, a incerteza é a nossa maior garantia de que… Tá tudo muito é incerto mesmo, a gente tá num processo de mudanças, e quem tem a resiliência, criatividade para passar por esse processo de mudanças, será com certeza recompensado ao final de tudo”, afirmou Ula Amaral.


Ula Amaral e Victor Lunetta no primeiro Painel Think Tanks, da Rádio Cidade do Rio de Janeiro

Eduardo Senise, diretor de Pós-graduação e Novos Negócios da Estácio, levou para o debate a experiência dele acerca de questões que envolvem o mercado de trabalho, com foco no treinamento corporativo. Senise também comentou sobre as adaptações que as empresas precisam lançar mão neste momento e ainda fez considerações sobre a flexibilização das pós-graduações e afirmou que, graças ao formato digital, novos cursos surgirão nas instituições de ensino.


O terceiro convidado para o primeiro Painel foi Armando Netto, executivo com 30 anos de experiência em multinacionais, que atualmente é Chief Compliance & Risk Officer da JCA Group. Netto pontuou sobre a incerteza do “novo normal”, decorrente da pandemia da Covid-19, frisou que inovação é fundamental e destacou que, hoje, é impossível pensar em parar de estudar, de buscar aprimoramentos e novos conhecimentos.


Armando Netto afirmou que liderança empresarial, inteligência emocional e capacidade de adaptação em meio a distintas realidades sanitárias são pontos importantes a serem debatidos atualmente.


O executivo ainda acrescentou que é preciso rever paradigmas, pontuou que as pessoas que não têm medo de reformulações chegarão a um alto grau de excelência e complementou: “Já vivíamos [em] um ‘mundo vulcan’, mundo de bastante volatilidade, muita incerteza, antes da chegada da pandemia, né. [...] Resiliência é uma palavra-chave”.


Comments


    AGECOM - Agência de Comunicação JR. - 2022

    bottom of page