top of page

Faculdade Estácio Teresina realiza evento sobre acessibilidade

Reportagem: Bianca Viana; Edição: Thaiany Soares


A Faculdade Estácio Teresina promoveu na última terça feira (11) a palestra “Acessibilidade: Inclusão da Pessoa Surda no Ensino Superior e Mundo Digital”, que foi realizada em parceria com o Núcleo de Apoio e Acompanhamento Psicopedagógico – NAAP. O evento foi mediado pelos docentes da instituição Eliana Freire e Robert Bandeira e reuniu os palestrantes Carlos Douglas e Iago Pedro e o intérprete de libras Edney Rodrigo.


Durante a palestra, os convidados comentaram sobre os desafios que as pessoas surdas enfrentam para ingressar em uma instituição de ensino superior, como o fato de as academias serem, em muitos casos, desprovidas de núcleos efetivos de inclusão, que contem com a atuação de pessoas especializadas.


A professora Eliana Freire, os palestrantes Iago Pedro e Carlos Douglas e o intérprete de libras Edney Rodrigo na palestra sobre inclusão da pessoa surda no ensino superior e no mundo digital

Eliana Freire, docente da Faculdade Estácio Teresina, explicou que o objetivo do evento, que é realizado anualmente, é falar sobre os direitos humanos em geral e dar ênfase a temas como acessibilidade e inclusão no ambiente educacional. Segundo a professora, inclusão de pessoas surdas na academia ainda é um tema que precisa ser debatido.


“Ainda falta muito para que haja inclusão de fato. Nós somos uma sociedade ainda analfabeta na linguagem de sinais, e esse é um grande desafio, foi o que eles colocaram aqui, muitos profissionais não conhecem, como os médicos, professores, colegas de turma. A sociedade de um modo geral não conhece a língua de sinais e, portanto, isso causa muito desafio para eles, porque eles não se sentem incluídos. Então assim, os relatos foram muito interessantes e acredito que esse formato da gente ter trazido pessoas surdas e com a linguagem de sinais, para que eles pudessem se pronunciar, serem ouvidos e vistos, foi o grande lance desse evento”, afirmou Eliana Freire.


A professor Eliana Freire também comentou que muitos alunos surdos se formaram na Faculdade Estácio Teresina e pontuou que esses debates visam abrir caminhos para que outras instituições de ensino se tornem inclusivas e acessíveis a todos.

Comments


    AGECOM - Agência de Comunicação JR. - 2022

    bottom of page