Curso de Jornalismo da Estácio Teresina promove evento sobre Sustentabilidade Social para os alunos
- Lívya Suelen
- 21 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de abr. de 2021
O evento foi realizado de forma virtual e abordou a importância das pautas socioambientais no jornalismo contemporâneo.
Reportagem: Lyvia Suelen
Edição de Texto: Bruna Sousa
O evento A pauta do Dia: Sustentabilidade Social, que aconteceu nesta última quinta-feira (15), através plataforma Teams, foi organizado pelo curso de Jornalismo da Faculdade Estácio Teresina com o objetivo de recepcionar os alunos calouros e dar boas-vindas aos veteranos ao semestre letivo de 2021.1. O evento, que também serviu de apresentação da nova equipe de alunos participantes da Agência de Comunicação Júnior (Agecom) do curso, contou com a presença da nova diretora da Faculdade, Shirlei Araújo Dantas, do novo gerente acadêmico, Diego Cipriano, da coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade, Arabela Eulálio, do professor-supervisor da Agecom, Thiago Ramos, além dos demais docentes e discentes do curso.

A palestra teve como convidadas as jornalistas Sarah Fontenelle e Tânia Martins, que abordaram a importância do jornalismo de pautas socioambientais no contexto da sociedade contemporâneo. O ponto central da discussão foi a Sustentabilidade, um conceito socioeconômico e ambiental que rege estratégias e ações em prol de suprir as demandas atuais da sociedade, sem comprometer as gerações futuras e o meio ambiente, ou seja apresenta três pilares de caráter: ambiental, econômico e social.

As convidadas apontaram a desvalorização da pauta nos meios tradicionais e a complexidade de se trabalhar com a editoria socioambiental, devido sua riqueza temática e de abrangência. Dois pontos centrais para os jornalistas que querem seguir por essa área, segundo a jornalista Tânia Martins, são: a afinidade com a natureza e a necessidade de desenvolver coberturas jornalísticas que saiam do óbvio e instiguem o senso crítico no leitor.

“É importante que nós jornalistas sejamos afinados, porque isso sim é ter fidelidade com a pauta, e assim não buscar camuflar ou descontextualizar determinadas coisas”, afirmou a jornalista Sarah Fontenelle, ao ser interrogada sobre as pressões econômicas e políticas que a área sofre.
De acordo com as jornalistas, embora os impactos causados ao meio ambiente sejam muito fortes, até mesmo irrecuperáveis, o jornalismo socioambiental não pode recuar ao seu papel de buscar um futuro melhor para todos. É preciso manter a positividade, acreditar e trabalhar na construção de um mundo mais sustentável e justo.
Comments