top of page

Hemopi retoma serviço de filtragem de plasma e reforça campanha de doações de sangue

Atualizado: 16 de mai. de 2022

A instituição teve seus serviços afetados devido a pandemia de Covid-19.


Repórter: Leonardo Lima

Produção: Carlos Santos

Edição de Texto: Luis Fernando Amaranes

Publicado em 12 de Maio de 2022, às 12h00


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) retomou na última segunda-feira (2) o serviço deplasmaférese, que estava suspenso devido a pandemia de Covid-19. E campanhas também estão sendo realizadas para reforçar a doação de sangue.

Hemopi retoma serviço de filtragem de plasma. (Foto: Divulgação/ Sesapi)


A plasmaférese é um procedimento que tem como objetivo filtrar o sangue, retirando as substâncias que estão presentes no plasma e devolvendo ao organismo o plasma sem as substâncias prejudiciais. Sendo indicada no tratamento de doenças como Púrpura Trombocitopênica Trombótica, Síndrome de Guillain-Barré e Miastenia Gravis.

De acordo com o diretor-geral do Hemopi, Jurandir Martins, o serviço de plasmaférese começou a ser realizado no Piauí em 2018, no entanto, na época não havia condições que possibilitassem uma maior eficácia.


“O Hemopi realizou os primeiros casos ainda em 2018, e de lá para cá nós pontualmente realizamos esse procedimento em alguns pacientes. Mas, agora através de um esforço coletivo do Hemopi, da Secretaria Estadual de Saúde, de toda a rede hospitalar do Estado, eu destaco também o esforço do Ministério Público Estadual e que através de um interesse comum e coletivo, de interesse público, ficou praticamente já alinhado e acertado essa retomada desse importante procedimento para o povo do Piauí”, destacou.


Ainda segundo Jurandir Martins, a partir de agora os piauienses não precisarão se deslocar para outros estados na busca do tratamento.


Incentivo à doação de sangue


A retomada do serviço de plasmaférese foi acompanhada pelo secretário de estado da Saúde, Neris Júnior, que também aproveitou a ocasião para ressaltar a importância da população realizar a doação de sangue.“Queremos reforçar o chamado para que as pessoas venham doar sangue. Aqui, elas terão o acompanhamento integral durante o processo de coleta. E ainda estarão ajudando a salvar vidas”, disse.


O Hemopi vem realizando campanhas para estimular a doação de sangue, pois de acordo com a instituição, as doações diminuíram cerca de 40% durante a pandemia do coronavírus.

Para doar basta se dirigir até uma unidade do Hemopi nas cidades de Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano. Na capital, está localizado na rua 1° de Maio, 235 – Centro (Sul), com funcionamento das 07h às 18h.


Comments


    AGECOM - Agência de Comunicação JR. - 2022

    bottom of page