Semana Nacional do Museu: Piauí oferece programação especial; confira
- AGECOM Jr.
- 18 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de mai. de 2022
O evento segue até o dia 24 de maio com exposições, músicas e oficinas.
Repórter: Suzana Moreno e Luis Fernando Amaranes
Edição de Texto: Luis Fernando Amaranes
Publicado em 18 de Maio de 2022, às 18h44
Nesta quarta-feira (18), é comemorado o dia Internacional do Museu, que tem como objetivo destacar para a população a importância de se resgatar e manter a história da população durante a existência humana. A data foi destituída em 1977 através da iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICON), órgão esse que integra a organização das Nações unidas para educação à ciência e cultura.

Casa de Odilon Nunes, Museu do Piauí. - (Foto: Reprodução/ TV Brasil)
A data tem ainda o objetivo incentivar na população o hábito de visitaria apreciar a arte sejam elas: moderna contemporânea ou clássica, os espaços culturais onde são apresentadas exposições de obras artísticas sobre os mais variados temas e estilos.
Junto com as comemorações do dia do Museu, o Instituto Brasileiro dos Museus realiza a 20ª Semana Nacional de Museus. O evento oferece as pessoas várias apresentações artísticas, música, exposições e oficinas nos museus de todo o país. E aqui no Piauí, não é diferente.
Na manhã de hoje, a Casa de Odilon Nunes, Museu do Piauí, promoveu a abertura oficial da semana, onde contou a apresentação do Madrigal Vox Populi, um coral independente teresinense, regido por Pedro Furtado.
A semana também conta com a abertura da exposição de telas “Novo Amanhecer” da artista plástica, Dalva Santana. Ao todo, são 22 telas criadas entre os anos de 2017 a 2021, que retrata o estilo próprio da artista.

Exposição “Novo Amanhecer”. - (Foto: Reprodução/ Secult)
Em entrevista à Agência de Comunicação Júnior (Agecom), a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, ressalta que o principal objetivo desta semana é destacar a importância e de dar mais visibilidade a esses espaços de memórias.
“Esse é um evento promovido pelo Instituto Nacional de Museus, em parceria com todos os museus brasileiros e o Museu do Piauí vem participando desde a primeira edição. Nesta data que comemoramos o Dia Internacional dos Museus, estamos abrindo este evento muito importante para o estado. O objetivo é de dar mais visibilidade e de mostrar a importância desses espaços de memórias. As pessoas terão a disponibilidade de assistir apresentações, participar de atividades, enriquecendo mais a sua visita”, conta a diretora.

Diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros e a artista plástica, Dalva Santana. - (Foto: Reprodução/ Secult)
Neste ano, o tema abordado na semana é “O Poder dos Museus”, escolhido pelo Conselho Internacional dos Museus (Icom), evidencia a dualidade existencial dessas instituições: a potencialidade social transformadora em suas ações, bem como a capacidade em controlar, manter e impor determinados padrões.
“Esse tema retrata a importância dos museus onde são espaços onde você pode ter a oportunidade de conhecer mais o seu passado. O Museu do Piauí, por exemplo, tem um acervo muito eclético, é como se fosse vários museus dentro de um museu só. Então ele se torna um pouco complexo e muito rico. A pessoa conhecendo o nosso museu, vai se aprofundar ainda mais a respeito de sua história e memória. Assim, todos irão conhecer a sua cidadania. O Museu do Piauí é o mais antigo, surgido em 1941, e com esse acervo de mais de 100 mil peças, ele representa muito bem a história e memória de todo o estado do Piauí”, explicou a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.
“É o museu mais antigo do estado, onde tem um acervo interessante, onde conta a história e a memória do povo do Piauí. Um acervo que data a pré-história até a contemporaneidade. São mais de sete mil peças. O museu é um espaço educativo e de lazer. E visitar o Museu do Piauí é ter a oportunidade de conhecer esse belíssimo palácio com histórias marcantes e interessantes”, finalizou.
O Museu do Piauí funciona de terça a sexta-feira, das 08h às 17h e fica localizado na Rua Areolino de Abreu, Nº 900, no Centro de Teresina.
Confira a programação do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes:
18/05 (Quarta-feira) – Dia Internacional dos Museus
9h – Abertura oficial com apresentação do Madrigal Vox Populi
9h30 – Abertura da exposição “Novo Amanhecer” – Artista: Dalva Santana
15h – Lançamento do Projeto “Rádio Museu: A Música em sua Essência” Coordenação: James Wagner (Professor do Educativo do Museu do Piauí)
20/05 (Sexta-feira)
Oficina – Culminância da oficina de Papietagem – “O Museu em Forma de Arte”. Mediadora: Manu Sato (Arte-Reabilitadora, Arte-educador e artista plástica Manu Sat
24/05 (Terça-feira)
Imersão estética com Jacson Pollock
Comments