top of page

Usuários do Transporte Público de Teresina fazem reclamações constantes

Atualizado: 21 de out. de 2021

Editor de Texto: Luis Fernando Amaranes


Em meio a pandemia da Covid-19 que estamos vivendo desde o mês de março de 2020, Teresina sofre com a falta de ônibus, a atual gestão municipal comandada pelo prefeito Dr. Pessoa, prometeu durante a campanha eleitoral resolver essa questão, mas até o momento muitas são as reclamações dos usuários do transporte público.

Zelador da Faculdade Estácio Teresina, Raimundo Alves. - (Foto: Abiné Júnior).


O zelador da Faculdade Estácio Teresina, Raimundo Alves, tem que passar 40 minutos na parada que fica localizada na Avenida dos Expedicionários para conseguir pegar uma linha de ônibus até a sua residência no Bairro Dirceu Arcoverde.


"Olha hoje o meu meio de transporte tá com dificuldade de horário, eu tenho que procurar os horários melhores para mim sair de casa até o trabalho, do trabalho até em casa, por exemplo, tenho que sair de casa meio-dia para mim pegar 12:20 e 12:30, eu entro 13h e na saída se eu ganhar 15 minutos antes, não tem vantagem para mim porque se eu for para parada só vai haver ônibus no horário de 22h40, isso se não houver nenhum atraso”, reclama Raimundo.


Mesmo a Prefeitura tendo divulgado um acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), há uma semana, para o aumento da frota, os teresinenses continuam reclamando, como é o caso do estudante de enfermagem, Antonielson Carneiro, que mora na Zona Sul e precisa todos os dias utilizar o transporte para a Faculdade.


“Eu vejo como um problema social, por conta da necessidade que muita gente tem. Utilizo o coletivo para vir para a faculdade mas outras pessoas acabam usando o coletivo para ir para o seu serviço e o transporte público hoje acaba sendo uma dificuldade para a gente, eu tenho que sair de casa 12h para chegar aqui na faculdade 1h, para mim poder chegar a tempo de assistir a primeira aula”, disse Antonielson.


A equipe do Blog Agecom entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para entrevistar o superintendente Major Cláudio Pessoa e as respostas vieram através da própria assessoria.


Confira a nota completa na íntegra:


Melhoria para os estudantes


“A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informa que a meia passagem, no valor de R$ 1.35, continua valendo para todos os estudantes do ensino público e privado, da educação básica e superior”, informa.


Demora dos Ônibus


“No momento a Strans expediu a ordem de serviço para uma frota de 200 ônibus, com um aumento de 40% em relação a frota anterior, que era de 145 ônibus, distribuídos nas 4 zonas da cidade entre os Consórcios, Poty/zona Norte, Teresina/zona Sudeste, Urbanus/zona Leste e empresa Transcol que atende a Zona Sul da Capital. Estamos fazendo um balanço dos últimos dias e foi constatado através de nossos fiscais do transporte público, nas garagens e nas praças que a frota rodou em cerca de 92%”, garante.


Segurança nas paradas e estações


“A Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com a Strans tem feito um trabalho de segurança ostensiva nas estações e paradas de ônibus pela cidade, especialmente no horário noturno, para garantir maior segurança aos usuários e ao patrimônio”, relata.


Canal para reclamações


“A Strans orienta que o usuário do transporte público pode entrar em contato com o órgão através da Ouvidoria da Strans, pelo número 0800 086 3122 de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30”, ressalta.

Comentarios


    AGECOM - Agência de Comunicação JR. - 2022

    bottom of page